Feng Shui e as arrecadações

Online  -  11 Jul 2024

Arrecadações, despensas, caves, sótãos, armários, casa das tralhas. Todos estes espaços são apresentados como zonas perigosas segundo o feng shui.

Pois na verdade o feng shui ensina a dar prioridade a espaços amplos, bonitos, onde podemos fluir em harmonia. Por isso mesmo damos prioridade aos espaços onde estamos mais tempo como é o caso do quarto, da cozinha, da sala, da casa de banho, ficando para segundo plano estes espaços de apoio ou de armazenamento.

Mas estes espaços existem. É difícil viver numa casa sem um bom armário ou sem uma despensa, pois estes espaços têm a sua função.

Nos livros de feng shui mais antigos chegamos a ler que não devemos ter casas de banho dentro de casa. Vejamos que pode ser um exagero ou apenas uma informação fora de contexto, pois nos dias de hoje a casa de banho não é a latrina que deve ser nos fundos do quintal, mas sim um espaço limpo e higienizado e com águas e esgotos canalizados e protegidos.

Da mesma forma não desejamos ter uma zona da casa atravancada e bloqueada cheia de tralha a parecer um armazém, mas podemos ter estes espaços de apoio que tornam a nossa vida muito mais fácil desde que bem orientados e organizados.

Podemos então ter na nossa casa várias soluções que vão desde a simples estante onde organizamos os produtos de limpeza até um sótão ou cave ou garagem no jardim onde guardamos tudo o que queremos manter, mas que não está ao uso no dia a dia.

Para facilitar a nossa vida e manter o ambiente aprazível e em fluxo, podemos procurar algumas soluções como:

Evitar ter a despensa ou arrecadação nas zonas nobres da casa (exemplo quarto ou sala), e preferir ter numa zona de passagem como um corredor de acesso a uma parte da casa ou no final da cozinha.

Preferir ter este espaço numa extremidade da casa e não no centro.

Preferir numa zona de serviço para facilitar a logística.

Não transformar uma casa de banho ou varanda fechada em arrecadação.

Preferir ter estes espaços de energia mais parada em Nordeste que é adequado para arquivo, Este que é adequado para velharias ou coleções e Noroeste onde podemos ter tudo bem organizado e sob controlo. Todas as outras orientações podem ser mais adequadas para espaços mais nobres e acabam por ser mal empregues se nelas estiver uma arrecadação.

Nestes espaços de apoio não nos preocupamos com decoração, mas sim com funcionalidade onde a estética pode estar também presente. 

Devem ter uma boa iluminação mesmo que não tenham luz natural.

Devem estar providos de estantes, armários, ou gavetas de arrumação para ter tudo bem organizado.

Devemos ter atenção para guardar somente o que nos faz falta para não virarmos acumuladores.

Devemos saber onde temos tudo de modo a não gastar muito tempo nem esforço a procurar o que precisamos.

Devemos limpar e cuidar deste espaço tão bem como cuidamos das outras zonas da casa.

Este espaço é sempre melhor quanto mais amplo possa ser.

Deve estar dimensionado às nossas necessidades. Mas lembro que cerca de 80% do que guardamos não tem função na nossa vida e que por isso ter espaços pequenos pode ser uma bênção para sermos obrigados a nos desapegar.

Estes espaços devem ser arejados ou ventilados para evitar a estagnação.

Para terminar, se puder escolher a arrecadação fica melhor numa cave ou no exterior, tal qual fazemos com a garagem e deixamos o sótão para uma sala de convívio ou atelier onde podemos trabalhar as ideias. Isto porque em baixo temos a energia do passado e em cima a energia do futuro.


Informação:
De 11 Jul 2024 às 00:00
Até 11 Jul 2024 às 13:00

Categorias:

Etiquetas: